Projeto Manguezal
Caravelas . Bahia

No sul da Bahia, entre Caravelas e Nova Viçosa está um dos maiores e mais importantes manguezais do Brasil. A região da ilha do Cassurubá é considerada berçário da biodiversidade do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, por isso a criação da RESEX Reserva Extrativista do Cassurubá visa a preservação e uso sustentável das riquezas naturais desse ecossistema.



O Projeto Maguezal CEPENE/ IBAMA financiado pela Aracruz Celulose foi implantado na região em 2002 e tem promovido a realização de pesquisas de Manejo e Monitoramento no Manguezal de Caravelas.
O biólogo Anders Schmidt é um dos pesquisadores do Projeto Manguezal, e tem estudado o crescimento populacional dos caranguejos-uça (Ucides cordatus). Acompanhou a mortandade em massa que ocorreu em janeiro de 2005, quando foi verificada
uma redução de
cerca
de 97,6% na densidade de caranguejos-uçá em tamanho comercial.
Apesar de não ter sido comprovado o fator causador dessa mortandade, que aconteceu em vários manguezais de norte a sul do nordeste, o principal suspeito é um fungo, que não inviabiliza a possibilidade de vir da carcinicultura uma das maiores ameaças
ao equilíbrio desse ecossistema.
A equipe do Projeto verificou um crescimento da população
do caranguejo-uça em 2007.
A espécie do caranguejo-uçá, Ucides cordatus cordatus ocorre em todo o litoral brasileiro, sendo alimento e sustento de boa parte das famílias ribeirinhas.
Depois de nascer o caranguejo-uça precisa de 4 a 10 anos para atingir o tamanho comercial de 6cm de largura (Portaria IBAMA no 34 de 24/06/2003). De janeiro a março acontece a andada, quando
machos e fêmeas
saem de suas tocas para o acasalamento e liberação das larvas. Por ser o período de reprodução da espécie, é definido o defeso proibindo a captura.
O conhecimento da estrutura e do funcionamento do manguezal é
muito importante para a manutenção do equilíbrio da zona costeira. Iniciativas como um viveiro de mudas e o estudo da bioecologia do caranguejo-uça, junto com a capacitação da população local, contribuem para recuperação de áreas degradadas e para o planejamento do manejo sustentável.
Através da pesquisa, da educação ambiental e de atividades integradas com a comunidade o Projeto Manguezal tem conseguido o reconhecimento e valorização necessários para a preservação desse ecossistema.


Banco de Imagens
Projeto Manguezal
Manguezal
Abrolhos
|