Maracatu Rural
   
Histórias      ;     Banco de Imagens           Lilia Tandaya


MARACATU RURAL

Cores na Zona da Mata de Pernambuco

por Lilia Tandaya









Originário da região canavieira da Zona da Mata de Pernambuco o Maracatu Rural. ou Maracatu de Baque Solto ou de Orquestra, é uma tradição recente (século XIX) e tem possível origem nos grupos chamados "cambindas" - brincadeira em que os homens travestem-se de mulheres. Conta-se que Mateus e Catirina, personagens mais conhecidos dentro do folguedo, estavam perdidos na floresta, famintos e com sede, quando foram salvos por um caçador e sua mula Calu. O caçador tornou-se amigo de Mateus e Catirina e passou a visitá-los. Quando isso acontecia, o casal organizava uma festa em seu louvor, na qual a dança e a música tomavam conta da fazenda. Essa festa teria sido o início do maracatu rural.

MaracatuRural©LiliaTandaya

Para a pesquisadora Katarina Real, o maracatu rural é "uma fusão de elementos de vários folguedos populares existentes no interior de Pernambuco: pastoril, baianas, cavalo-marinho, caboclinho, folia de reis..."



MaracatuRural©LiliaTandaya


MaracatuRural©LiliaTandaya

Somente em Nazaré da Mata (PE), existem cerca de 30 grupos de Maracatu de Baque Solto.
Em plena região canavieira, os cortadores de cana trocam as enxadas, as roupas de trabalho e os chapéus de palha do dia-a-dia pelas fitas coloridas das lanças dos caboclos, personagens mais conhecidos do folguedo. Sua indumentária, que chega a pesar 25 quilos, confere-lhes um aspecto de grande imponência.
Personagens místicos do maracatu, os lanceiros representam a figura do guerreiro de Ogum.











Os caboclos de lança, empunhando lanças compridas de cerca de 3Ocm, em madeira torneada e com a ponta aguda. Eles a seguram com as duas mãos e brincam para cima, para baixo, para os lados, abrindo espaço na multidão, enquanto correm, saltam e dançam.



MaracatuRural©LiliaTandaya


O ritmo rápido do Maracatu Rural é dado pela percussão... chocalhos, surdos, taróis, cuícas, gonguês e ganzás.

MaracatuRural©LiliaTandaya MaracatuRural©LiliaTandaya

 Os Caboclos de Pena ou Tuxáus usam um capacete grande, com penas tingidas de cauda de pavão e fitas largas.




O cortejo desfila num círculo compacto, tendo ao centro o estandarte,
o Rei e da Rainha, a Porta-Bandeira ou Baliza, a Dama do Paço, rodeado por baianas, damas-de-buquê com ramos de flores de goma, boneca (calunga) e caboclos de pena. Rodeando este primeiro círculo vêm os caboclos de lança.











Mais imagens de Maracatu Rural



Histórias Fotográficas . Produção e Acervo de Imagens . Desenvolvimento de Projetos
contato@profotos.com.br
2007-2015    Todos os Direitos Reservados    © Lilia Tandaya/ Profotos

Termo e Condições d Uso das Imagens